Com a rápida popularização da internet, incontáveis pessoas em todo o mundo precisam desta ferramenta para cumprir suas tarefas diárias - sejam pessoais ou profissionais. Pensando nisso, a Compaq separou 5 dicas básicas, que podem ser seguidas por aqueles que precisam se conectar na rede mundial de computadores.
Para oferecer um conteúdo diferenciado para o leitor do Mundo Conectado, usarei as 5 dicas da Compaq, mas com observações alternativas. E, claro, quem quiser ler exatamente do jeito que a empresa distribuiu, sinta-se livre para ler neste link na integra.
Confira a lista abaixo:
1.Instalar softwares originais e confiáveis
A importância de utilizar softwares legítimos no seu computador é muito maior do que parece. Claro, pirataria é crime e não tem justificativa; essa prática é a responsável por prejuízos astronômicos em empresas que precisam de um bom retorno de vendas para continuarem ativas.
Porém, utilizar programas de procedência duvidosa pode ser igualmente danoso para o usuário. Ao "piratear" um aplicativo, como um jogo, você nunca terá certeza se os dados do seu computador estarão seguros novamente. Afinal, para quebrar a proteção encontrada no software, foi necessário um trabalho de engenharia reversa ordenado por uma pessoa e/ou grupo de indivíduos.
Sendo algo ilegal, não dá para contar com a "boa fé" desses desconhecidos. Suportes técnicos não existirão, e o seu dispositivo estará vulnerável para diversos níveis de invasões cibernéticas. Em alguns casos é necessário até mesmo desligar o seu antivírus, para que o produto rode sem os mecanismos de proteção... E, aproveitando esse gancho, podemos partir para o próximo tópico:
2.Ter um antivírus ideal para o perfil do usuário
Continuando da dica anterior, ter um
antivírus adequado é muito mais do que utilizar o mais barato - ou mesmo
o mais caro. Uma escolha incorreta pode causar danos irreversíveis para
a sua segurança digital. É fundamental analisar todas as ferramentas
oferecidas pelo software de proteção, para assim escolher o mais correto
para o seu uso no dia a dia.
Lembrando que as necessidades de quem trabalha diariamente no
computador, e as de uma pessoa que usa apenas para assistir vídeos ou
mesmo jogar, são totalmente diferentes. Tudo isso deve ser levado em
conta.